Arte na escola: conheça os 7 benefícios para seu filho

arte na escola
9 minutos para ler

É importante ter em mente que o ensino de arte na escola vai muito além de um simples passatempo. A disciplina tem a capacidade de inspirar, estimular a criatividade, auxiliar o processo cognitivo do cérebro, viabilizar a percepção, a criação, a inteligência e demais aspectos relevantes para o desenvolvimento infantil.

Além disso, ela está sempre presente na rotina de todas as pessoas, nas mais variadas formas de manifestações. Então, é uma disciplina que precisa ser entendida como tão importante quanto as outras.

Sendo assim, para ajudar você a esclarecer as principais dúvidas sobre a o aprendizado de arte na escola e apresentar seus principais benefícios, elaboramos este artigo. Confira!

A importância de ensinar arte na escola

A arte tem um papel essencial para oferecer as habilidades necessárias para o desenvolvimento conativo e cognitivo das crianças. Além disso, contribui para formação do senso crítico, construção da interpretação, da imaginação, do autoconhecimento, do pensamento inovador e demais.

Por meio dela, também são potencializadas a percepção auditiva e visual, a expressão corporal e outras características para que o indivíduo possa conviver na sociedade atual. Dessa forma, essa disciplina não deve ser entendida somente como uma recreação, mas como uma atividade que vai ajudar na formação da criança como ser humano. Vários métodos podem ser aplicados, como literatura, música, poesia, teatro etc.

7 benefícios da arte para crianças e adolescentes

Diversos são os benefícios proporcionados pelo ensino da arte na escola, incluindo o auxílio para que os alunos desenvolvam melhor o foco nos estudos. Por isso, é importante que você entenda mais sobre eles.

1. Potencializa a criatividade

Imaginação, sensibilidade e percepção de uma criança devem ser estimulados de maneira integrada, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de sua criatividade, respeitando a sua faixa etária. Um exemplo disso pode ser o uso de videogames na educação, de forma controlada e com acompanhamento.

É recomendável inserir contextos sociais para que eles possam estruturar suas ideias, viabilizando que o aluno possa crescer por meio de suas experiências artísticas. Nesse caso, é importante oferecer materiais variados, além de ensinar técnicas simples, de fácil compreensão. Isso porque a finalidade não é construir artistas profissionais, mas fazer com que as crianças sejam participantes de seu próprio crescimento criativo.

2. Expande horizontes

Compreender a variedade de cores e tamanhos, e outros fatores que integram o mundo das artes, permite essa ampliação dos horizontes. Dessa forma, aumenta a possibilidade de interpretação da criança a respeito da sociedade que a cerca.

O estímulo à criatividade, viabilizado pelo aprendizado de arte na escola, vai formar expressões que mudam a forma como o indivíduo enxerga os cenários e demais situações que envolvem a sobrevivência.

Isso porque saber que existem diversas formar de sentir e refletir sobre as próprias vivências gera no aluno a capacidade de questionar as coisas e “pensar fora da caixinha”. Consequentemente, ele será capaz de criar e propor as melhores soluções para superar os problemas que podem surgir em todas as áreas da vida.

3. Contribui para a alfabetização

Outro benefício da arte na escola é a sua contribuição para o processo de alfabetização, principalmente nos primeiros anos escolares. Por exemplo, aplicação de desenhos, já que para que uma letra seja formada é preciso desenhá-la, o que vai influenciar diretamente o processo de escrita, além de colaborar para uma boa caligrafia.

4. Estimula o autoconhecimento

A inserção da arte na vida das crianças trabalha o autoconhecimento e o reconhecimento do próximo como uma pessoa cheia de competências que a diferenciam dos demais. Por meio das atividades aplicadas, é possível que o aluno possa entender melhor seus sentimentos e expressá-los.

Conquistar essa capacidade de compreender seus pontos fortes e fracos, bem como dos demais colegas, é uma forma de promover a autoconfiança, o empoderamento e a empatia. Isso vai se refletir de maneira positiva na construção de seus relacionamentos interpessoais.

5. Desenvolve competências socioemocionais

Utilizar os meios adequados para que o aluno possa desenvolver suas habilidades socioemocionais pode ser bastante significativo, principalmente, quando falamos de aprendizado. Da mesma maneira, nos relacionamentos estabelecidos com ele próprio, com a sociedade e com o próximo.

Para um melhor retorno, o adequado é promover atividades que atuem diretamente no desenvolvimento da expressão plena da criança, e não apenas racional, colaborando para o crescimento de uma pessoa madura, consciente, criativa e autônoma.

6. Trabalha as habilidades interculturais

O conhecimento pode ser a base para evitar muitos problemas, principalmente, quando o assunto é diversidade, preconceito, discriminação e demais fatores sociais. Quando o aluno mantém contato com as mais variadas culturas e expressões, desde o início da sua primeira fase de desenvolvimento, entende que cada pessoa é diferente e que as escolhas precisam ser respeitadas.

É importante que esse processo englobe a pluralidade de pensamentos, manifestações, diversidade de culturas, ente outros, fornecendo o enriquecimento da experiência e vivência humana pelos mais variados contextos. Assim, faz com que a criança compreenda melhor qual é o seu posicionamento na sociedade e suas potencialidades.

Ser uma pessoa com valores empáticos, de solidariedade e inclusiva vai fazer com que ela se torne um ser humano muito melhor, que vai contribuir para um modo de vida mais justo e caridoso.

7. Gera a experiência da fantasia

Um método que pode ajudar muito na formação do aluno é a experimentação da realidade por meio da fantasia. Um exemplo é a assimilação entre signo e significado, que vai gerar um conhecimento prazeroso e efetivo, por meio da imaginação.

Além disso, por meio das histórias, as crianças conseguem entender melhor sobre situações do dia a dia e aprendem a se colocar nelas. Isso vai fortificar a inserção delas como indivíduo na sociedade e a simplificação do processo de criação de vínculos afetivos. Ou seja, o aluno compreende melhor o seu papel, seus direitos e responsabilidades no mundo.

Os principais tipos de arte que podem ser oferecidos na escola

Diversas são as atividades que podem ser oferecidas na disciplina de arte na escola, cada uma com suas particularidades e vantagens. Por isso, separamos alguns exemplos.

Música

É uma das modalidades mais encontradas nas grades das instituições de ensino. Isso se deve a sua capacidade de trabalhar os estímulos da criança, colaborar na apropriação da linguagem, habilidades cognitivas, sociais, motoras, de concentração etc.

Dessa forma, é possível dizer que a música integra de forma eficaz o processo de formação integral do aluno. Além disso, reverencia reverencia os valores culturais, insere o sentido de parceria, promove a interação social e a sincronia de movimentos, e demais benefícios.

Também podemos apontar a questão de ensinar a criança a tocar um instrumento musical, caminho importante para que o aluno encontre uma forma de expressar seus sentimentos e emoções.

Teatro

A linguagem estimulada pelo teatro também exerce um papel relevante no desenvolvimento integral da criança, considerando o seu poder de reduzir a timidez, estimular a memorização e promover a criatividade. Também induz ao trabalho em equipe, à capacidade de improviso e gera um interesse para que ela busque conhecer melhor diversos tipos de autores e leituras.

Dança

É outra prática que se encontra presente em várias instituições de ensino, inclusive na modalidade extracurricular. É um dos formatos mais agradáveis pelo ponto de vista dos alunos, principalmente, pela capacidade de estimular o potencial de expressão do corpo humano.

Outra informação importante é que a dança pode ser entendida como um recurso excelente para formar uma linguagem diversa da escrita e da fala, além de melhorar a interação de um grupo e reduzir o nível de timidez da criança.

Pintura

É uma forma de arte para qualquer tipo de criança, inclusive aquelas que apresentam um grau maior de timidez. Afinal, propicia um espaço aberto para a exposição da criatividade, concedendo oportunidades para a expressão de suas ideias e pensamento.

Desenho

O desenho, além de promover uma melhor coordenação, é uma boa maneira de estimular a expressão das crianças. É uma chance a mais de os alunos conhecerem o mundo ao redor de uma forma simplificada, além de ser a concessão de um espaço para que eles também possam desenvolver suas reflexões livremente.

Como o Colégio Batista Brasileiro estrutura o ensino de arte na escola

O Colégio Batista Brasileiro tem como propósito educativo os princípios e valores cristãos, em busca de promover uma educação integrada, capaz de desenvolver o ser humano em seus aspectos afetivos, cognitivos, físicos e espirituais. Em sua grade curricular, trabalha com arte e movimento.

Isso inclui aulas de flauta, coro, ateliê e teatro, já que é uma instituição preparada tanto em relação à infraestrutura quanto na competência para lidar com a expressividade do aluno por meio desse universo.

Essa preocupação em disponibilizar essas atividades se dá pela grande responsabilidade do docente em procurar alternativas que tornem o ensino mais simples e atrativo. Além disso, a busca para tornar o desenvolvimento da criança, sua compreensão e entendimento da sociedade mais efetivos.

Também é possível ressaltar que a arte, integrada às demais disciplinas, pode ser um recurso importante nesse sentido. Ela gera maior engajamento dos alunos e melhores resultados na vida acadêmica.

Como podemos perceber, a inserção da arte na escola pode promover diversos benefícios, principalmente na educação infantil. A disciplina contribui de forma bastante eficaz com o processo de desenvolvimento da criança, além do aprimoramento de outras competências e habilidades, gerando um resultado bastante positivo.

Quer conhecer melhor sobre o Colégio Batista Brasileiro, sua filosofia educativa e valores? Então, entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas!

Powered by Rock Convert

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário