A importância de acompanhar o desempenho escolar do seu filho

desempenho escolar
6 minutos para ler

Embora as notas tenham um peso importante para medir o desempenho escolar das crianças, outros fatores devem ser acompanhados pelos pais e profissionais da educação. Isso torna as avaliações mais completas e mostra não apenas a capacidade do aluno em absorver um determinado conteúdo, mas como aquele conhecimento está contribuindo para a formação de seu caráter e construção de seus valores.

Nesse sentido, os pais e a escola têm um papel complementar, de modo que devem trabalhar alinhados para garantir um desenvolvimento positivo nas crianças e nos adolescentes. Dessa forma, corrigem os pontos necessários em conjunto e focam o melhor desempenho escolar do aluno de forma individualizada.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como acompanhar o desempenho escolar e qual o papel dos pais e da escola nessa tarefa? Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de acompanhar o desempenho escolar da criança?

Já foi comprovado, em diversos estudos dos últimos anos, que o desempenho escolar das crianças melhora quando existe a participação ativa dos pais em sua educação. Logo, é importante que eles confiem na escola onde estão colocando seus filhos para estudar.

Os responsáveis devem criar laços estreitos com professores, coordenadores e diretores, participando de reuniões, colocando-se à disposição e mantendo contato próximo para discutir o rendimento da criança.

Essa proximidade é importante porque não diz respeito somente à capacidade de o aluno em ir bem nas provas e trabalhos.

Ela também é contribui para que os pais entendam como é o seu comportamento social, sua postura em relação às regras impostas pela escola, suas principais virtudes e dificuldades, além de vislumbrar como está a construção de seus valores pessoais. Assim, alinham a educação recebida na instituição de ensino com o direcionamento que a criança terá em casa.

Como os pais podem auxiliar o desempenho escolar dos filhos?

Agora que você já sabe qual a importância de acompanhar o desempenho escolar do seu filho, preparamos algumas dicas práticas de como fazê-lo. Confira abaixo.

Crie uma rotina de estudos em casa

O melhor termômetro para verificar se a criança está, de fato, retendo os conhecimentos ensinados na escola é criar uma rotina de estudos em casa. Nesses momentos, pais e filhos devem estar livres de distrações e totalmente focados nas tarefas escolares.

É ali que os responsáveis podem não apenas verificar os conteúdos que o aluno está aprendendo e quais suas dificuldades acerca dele, mas aproveitar o momento para se aproximar do filho e entender melhor como está sendo seu cotidiano na escola.

Organize um cronograma de atividade

Muitas vezes, o desempenho escolar acaba sendo prejudicado, simplesmente, porque a criança, com a imaturidade natural da sua idade, acaba não sabendo priorizar. Assim, ela não consegue, sozinha, designar o tempo certo para os estudos.

Portanto, é papel dos pais organizar seus horários, designando momentos para o lazer e para os estudos. Tudo isso, sem prejudicar as necessidades básicas como momento de alimentação, sono e tempo para conviver com a família em casa.

Mostre o lado positivo da escola e dos estudos

É muito comum em nossa cultura que as pessoas que gostam de estudar sejam conhecidas por apelidos pejorativos. Porém, isso é preocupante porque pode acabar desestimulando as crianças a se dedicarem aos estudos, acarretando em consequências que podem perdurar pela vida inteira.

Logo, o papel dos pais é mostrar o lado positivo de frequentar a escola, ajudando os filhos em suas dificuldades e apresentando saídas para os conflitos que possam acontecer com colegas e professores. Desse modo, mostram como a vida acadêmica é prazerosa e recompensadora.

Participe dos eventos da escola

Os pais que se preocupam com a educação dos seus filhos e querem estimular seu bom desempenho nos estudos precisam estar presentes na vida escolar da criança. Isso significa se empenhar nas atividades em que os pais são designados a participar, como no caso de feiras, festas, competições esportivas e quaisquer outros momentos em que a instituição organize eventos para que estejam juntos.

Pode não parecer muito importante em meio à rotina corrida, mas sua presença fará a diferença no desempenho do seu filho em qualquer um desses eventos.

Mantenha contato com os professores

É importante que os responsáveis conheçam os professores de seus filhos sob sua própria ótica, não apenas ao ouvir o que seus alunos falam sobre eles. Esse contato pode ocorrer nas reuniões de pais e mestres ou em horários individuais, que podem ser agendados na secretaria da escola para falar de casos mais específicos.

O que vale, nesse sentido, é que a relação entre pais e professores forme um time que tenha o mesmo objetivo na educação da criança, complementando um ao outro nos ensinamentos que ela receberá.

Qual é o papel da escola nesse sentido?

Para que os pais tenham êxito em acompanhar o desempenho escolar de seus filhos, a escola tem um papel importante como facilitadora desse processo. Portanto, ao escolher uma escola para o seu filho, é importante que você faça uma análise minuciosa dela. Aqui vão alguns pontos que devem ser verificados:

  • se a escola adota práticas que individualizem o processo de evolução da criança;
  • se ela considera o desempenho da criança em sua integralidade como indivíduo;
  • como é o suporte oferecido aos pais;
  • se o acesso às informações sobre a performance dos alunos é facilitado e desprovido de burocracias.

Como vimos, o desempenho escolar de crianças e adolescentes deve ser acompanhado pelos pais e pela escola de forma alinhada, reforçando os padrões aceitáveis de comportamento e oferecendo as melhores ferramentas para seu desempenho como indivíduo. Se você está buscando uma escola com essas características, que tal conhecer o Colégio Batista Brasileiro?

Nosso suporte aos pais é oferecido tanto de forma presencial quanto por meio de uma plataforma que centraliza todas as informações sobre o desempenho de cada aluno, facilitando assim a relação família-escola. Acesse o nosso site e conheça nossas unidades.

Powered by Rock Convert

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário