Entenda o que é a educação humanizada e seus benefícios para o aluno

educação humanizada
6 minutos para ler

A forma de tratar os estudantes e aplicar os métodos de ensino é importante para que as instituições ofereçam uma formação de qualidade. A educação humanizada tem o objetivo de acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos, não focando apenas as questões acadêmicas.

O desenvolvimento integral do aluno é fundamental para que ele tenha sucesso na vida escolar e no futuro. Por isso, é essencial se preocupar com fatores emocionais, sociais e outros aspectos que são relevantes para a formação.

Para entender mais sobre esse conceito, conversamos com Marta Cristina Mello Soares, diretora pedagógica da Unidade Bauru do Colégio Batista Brasileiro. Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!

O que é a educação humanizada e qual é a sua importância?

A educação humanizada valoriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. Sendo assim, a aprendizagem não está focada apenas no bom desempenho acadêmico da turma, pois promove o acolhimento do estudante, de modo que ele se sinta seguro e confortável para aprender.

De acordo com Marta Soares, essa estratégia enxerga o jovem como um todo. “A abordagem leva em conta a individualidade do aluno, ela o considera como indivíduo, em toda a sua potencialidade. Então, enxerga o estudante na perspectiva de sonhos, frustrações, anseios e medos. Então, falamos da totalidade de cada um”, explica.

A aplicação da educação humanizada é muito importante para que a instituição de ensino contribua com o desenvolvimento completo dos alunos. “A escola deixou de ser apenas conteudista. Ela ajuda a construir e trazer orientações psicológicas, também na parte física, passando pelos esportes, promovendo a saúde e os conteúdos, claro, que são a obrigação da instituição” ressalta Marta.

Com o crescimento da tecnologia e o uso cada vez maior dos dispositivos, a parte social e emocional dos jovens costuma ser prejudicada. Por isso, é interessante aplicar estratégias que contribuam com o desenvolvimento dessas características importantes para a vida, na totalidade.

“Com toda essa tecnologia e a diminuição do convívio social dos alunos, sabemos que a escola tem que trabalhar o emocional. O conteúdo nem é mais o único aspecto importante, a base social também tem seu papel. Afinal, muita gente tem conhecimento, mas sem estrutura emocional e sem autonomia para ocupar uma posição de protagonista, é difícil chegar ao sucesso”, explica a professora Marta.

Quais são as vantagens da humanização da educação?

A humanização na educação traz diversos benefícios para as instituições de ensino e, acima de tudo, para os estudantes. Vamos conhecer os principais!

Aumenta a motivação dos alunos

Os alunos se sentem muito mais motivados quando percebem que a escola se importa com seus problemas, dificuldades e anseios. Muitas vezes, as crianças e adolescentes não conseguem esse apoio com os familiares e nem com os professores, prejudicando o desenvolvimento e a rotina de estudos.

Por isso, é importante que o colégio entenda o papel de formar os alunos de maneira integral, desenvolvendo suas características socioemocionais. Desse modo, eles terão mais motivação para se dedicar aos estudos.

Produz crescimento social

A educação humanizada também contribui com o crescimento social dos alunos. Isso acontece quando a escola demonstra preocupação em cuidar de diversos aspectos do desenvolvimento, como emoções, relacionamento e interações sociais.

Por meio desse cuidado, os alunos aprendem a conviver com as diferenças, a valorizar a opinião dos outros e a ceder em alguns pontos. Esses aspectos são essenciais para formar adultos mais preparados para os desafios do dia a dia, sejam eles pessoais, sejam profissionais.

Melhora o vínculo familiar

Outra vantagem dessa metodologia é o auxílio que ela traz para melhorar o vínculo familiar. Com uma abordagem mais próxima do aluno, a escola consegue formar cidadãos tolerantes, adaptáveis e equilibrados, o que facilita a convivência em família.

O acolhimento recebido na instituição é transferido para o ambiente familiar, o que gera um reflexo positivo para os relacionamentos. “As famílias que colocam seus filhos em uma escola com essa abordagem mais humanizada se sentem mais acolhidas — é isso que nós percebemos. Eles sentem os filhos mais seguros, o que traz uma tranquilidade importante”, explica Marta Soares.

Potencializa o progresso acadêmico

Isso acontece porque a escola consegue ver com outros olhos os erros e as dificuldades de cada aluno, agindo de maneira hábil para corrigir esses aspectos. Assim, o jovem se sente mais à vontade para buscar ajuda, superar seus desafios e melhorar o seu desempenho acadêmico.

Isso permite que as dificuldades sejam superadas com a ajuda da escola, professores e pais, beneficiando os estudantes.

Como essa metodologia funciona na prática?

Para aplicar a metodologia de educação humanizada, é preciso contar com a participação de diferentes grupos envolvidos com a escola. É fundamental envolver pais, professores, estudantes e funcionários para que os benefícios dessa abordagem sejam alcançados.

Sendo assim, uma ponte é feita entre a atuação da escola e a participação da família. A orientação educacional busca o aluno para entender as dificuldades, seja em matérias, seja em questões de relacionamento, por exemplo.

“Isso é muito bom e oferece todo o apoio pedagógico. A escola chama os pais para conversar, de acordo com as dificuldades dos alunos, orientando sobre o desempenho”, explica a diretora pedagógica.

A instituição também precisa se preocupar com o desenvolvimento socioemocional do aluno. “Trabalhamos muito a questão emocional, para superar dificuldades, vencer desafios e frustrações, auxiliar para que descubram talentos e habilidades por meio de atividades culturais e esportivas”, reforça Marta.

Os valores cristãos também fazem parte dessa abordagem no Colégio Batista Brasileiro. “Nós utilizamos histórias bíblicas para contextualizar ensinamentos à realidade dos alunos. Discutimos a atitude do personagem da Bíblia e como isso reflete na vida e no dia a dia” explica.

Neste artigo, explicamos o que é a educação humanizada e os benefícios que ela traz para os estudantes. O Colégio Batista Brasileiro utiliza essa abordagem em conjunto com os princípios cristãos, com o objetivo de oferecer uma educação integrada, que desenvolve os aspectos afetivos, cognitivos, físicos e espirituais dos alunos.

Gostou de conhecer mais sobre o tema? Então, entre em contato conosco e veja como nosso colégio contribui com uma formação completa para seus filhos!

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário