Conheça os benefícios da escola com valores cristãos na educação

escola com valores cristãos
9 minutos para ler

Saber como preparar as crianças e adolescentes para o futuro e proporcionar a melhor educação possível é a preocupação de praticamente todos os pais. Por este motivo, é necessário entender a importância da escola com valores cristãos nesse processo, tendo em vista sua capacidade de formar cidadãos éticos, preparados para lidar com o ser humano de forma geral e desenvolver habilidades intelectuais e físicas de forma qualificada.

Isso porque, esse tipo de instituição se preocupa em preparar pessoas com base e conhecimento na palavra de Deus, onde é possível relacionar esse aprendizado com uma visão real de mundo, formando indivíduos de valor íntegro.

Quer entender melhor os benefícios das escolas com valores cristãos? Então, continue a sua leitura!

O que é a educação confessional?

A educação confessional é uma técnica de aprendizado que tem como base a educação do valor humano, utilizando do conhecimento alinhado à palavra de Deus para agregar um conceito maior aos alunos.

Esse método pode ser visto como uma abordagem que integra religião, ciência, metodologias, palavra sagrada e conhecimento multidisciplinar, ajudando os alunos a verem o mundo alinhado aos ensinamentos de Deus, gerando um entendimento conciso.

A educação confessional estimula o amor ao próximo. Dessa forma, o ambiente escolar não é visto apenas como uma instituição que ensina matérias, mas também um local de convivência, em que as pessoas compartilham princípios e constituem uma unidade mais humana e unida.

Com isso, podemos dizer que ela tem se tornado cada vez mais eficaz, considerando a sua possibilidade de inspirar diretamente na forma como as crianças e adolescentes veem o mundo e como tomar as melhores ações considerando a coletividade.

Qual o motivo de educar com valores cristãos?

Não há dúvidas que as unidades de ensino são indispensáveis na vida de qualquer pessoa, considerando que este é o recurso utilizando para transmitir aprendizado e preparar os indivíduos para o mundo.

O entendimento proporcionado por meio da estratégia cristã faz com que os alunos realizem suas escolhas respeitando seus valores e princípios, principalmente em um período em que a transformação digital tem causando tanta influência em como as pessoas veem o mundo e até mesmo em quais ações devem ser tomadas.

Com um ensinamento pautado em base cristã, as crianças e adolescentes podem ter uma autonomia para constituir sua moral com base na religião e conquistar um desenvolvimento mais saudável.

Nesse caso, é importante ressaltar que, apesar da introdução desses princípios na metodologia de ensino, as escolas cristãs não restringem os alunos em relação à religiosidade, não deixando de focar a importância desse fator no sucesso do que se propõem a contribuir para o processo educacional das pessoas.

Quais são os valores e princípios de escolas confessionais?

Existem alguns princípios que são bastante valorizados nas escolas confessionais e, por este motivo, é fundamental que os pais entendam quais são. Veja a seguir.

Autogoverno

Trata-se do princípio que caracteriza a capacidade de alcançar o domínio integral em relação ao comportamento cedido a todas as situações que são vivenciadas no dia a dia. Isso gera equilíbrio emocional, o que causa a possibilidade de mensuração da forma racional e inteligente dos comportamentos e decisões.

Individualidade

Consiste no princípio que entende que cada aluno tem suas particularidades e que é um ser diferente de todos os outros, fazendo com que ele entenda a importância de respeitar todos os indivíduos por suas características e seja respeitado por eles também.

União

Os alunos são ensinados através do princípio da união, que devem se tratar de forma a auxiliar umas as outras, assim como as demais pessoas. Por toda a vida, devem sempre prezar pelo companheirismo, para o bem da coletividade.

Mordomia

O princípio da mordomia busca fazer com que as crianças e adolescente entendam a importância de cuidar de seus pertences e demais posses, além da responsabilidade em zelar por coisas que a elas foram confiadas.

Soberania

Por meio do princípio da soberania, são estimulados nos alunos os atributos que pertencem a Deus. Assim, eles conseguem se desenvolver e se espelhar nos ensinamentos cristãos.

Plantar e colher

O princípio de plantar e colher pode ser visto como a base de comportamento das crianças e adolescentes, o que está relacionado aos outros, a forma como elas vão tratar o próximo — para que se consiga, então, receber de volta na mesma proporção. É motivar o pensamento de que é necessário tratar as pessoas ao redor com o mesmo amor que se dá a Cristo.

Caráter

Ao contar com o princípio do caráter é que se torna possível educar os alunos com valores importantes para a formação da boa índole. Isso porque, esse fator é fundamental para a constituição da forma como elas vão agir, conviver entre as pessoas e lidar com qualquer tipo de escolhas de seu cotidiano. Por esse motivo, sem dúvidas, esse é um dos principais pontos da essência cristã, gerando muitas vantagens para crianças e adolescentes.

Quais são os principais diferencias da escola cristã?

Os principais diferenciais entre a escola cristã e as unidades de ensino tradicionais são:

  • fortalecimento de habilidades que têm como base a Bíblia Sagrada;
  • desenvolvimento de uma metodologia pedagógica, com a finalidade de proporcionar uma educação de qualidade com uma visão do mundo por intermédio dos valores cristãos;
  • educação formal por meio do uso de valores advindos dos ensinamentos bíblicos para a criação de um ambiente saudável para os alunos;
  • foco no desenvolvimento de competências em seus alunos que têm como consequência a fé em Deus;
  • preparo pra a ampliação da formação de um ponto de vista que contextualize a vida cristã, e que vai ajudar na tomada de decisões pertinentes à relação com terceiros e ao meio ambiente.

Como a escola com valores cristãos contribui na formação dos filhos?

Devido aos princípios, valores e benefícios proporcionados pela escola cristã, ela contribui de forma efetiva na formação dos filhos. Entenda os motivos a seguir!

Solidez nos valores e conceitos

A criação do currículo escolar de uma escola cristã é fundamentada na palavra de Deus. Assim, a metodologia trabalhada nas salas de aula tem como finalidade disseminar uma mentalidade direcionada ao cristianismo.

Ambiente cultural enriquecedor

O local onde os alunos estudam influencia de forma direta em vários setores da vida deles. Por esse motivo, as características culturais são essenciais dentro de um ensino direcionado pelo viés cristão.

Nesse formato de ensino, os professores podem fazer parte de períodos importantes de ensinamentos históricos, teológicos e culturais, de forma a preparar melhor todos os indivíduos para conviver em sociedade. Afinal, saber lidar com esses aspectos é imprescindível para o desenvolvimento de pessoas críticas.

Sendo assim, dentro de um ambiente escolar que foca nos valores cristãos, os alunos conquistam uma boa bagagem cultural, já que experimentam um conhecimento mais complexo do mundo e aprendem a realizar as melhores escolhas.

Concepção da vida e da realidade

Em uma educação baseada nos valores cristãos os alunos aprendem a analisar as questões relacionadas à vida pelo espectro dos ensinamentos bíblicos. Isso quer dizer que o aprendizado das matérias é criado levando em conta o que é dito na Bíblia. Isso faz com que as crianças e adolescentes conheçam seu papel como ser humano e identifiquem o seu lugar no mundo.

Formação de caráter

Por seus valores e conceitos fortes, as instituições de ensino exercem um grande poder de influência nos alunos que excede a troca de conhecimento adquirida em sala de aula. Isso significa que, nesse local, há a transmissão de muitos princípios capazes de ajudar na formação de caráter das pessoas.

As características obtidas na escola serão responsáveis pela forma de agir de cada um. Por isso, decidir por uma instituição de ensino cristã é atuar sobre as bases que vão moldar as ações e a visão do mundo das crianças. Isso porque esse modelo de ensino busca também orientar os alunos a evoluírem como ser humano.

Dessa forma, é possível perceber que os propósitos cristãos estão embutidos na essência do projeto educacional das escolas confessionais para fazer com que os alunos possam ter em sua formação básica e necessária da vida a compreensão do que é a moral, o valor e os ensinamentos de Cristo.

Todo o processo de aprendizado e o desenvolvimento futuro terão a perspectiva de fazer com que as crianças e adolescentes tenham aplicados em todas as disciplinas aprendidas a palavra de Deus, com o objetivo de encaminhar a lógica e o modo de agir em diversos cenários e situações.

Agora que você entendeu melhor como funciona uma escola com valores cristãos e seus benefícios, é uma boa oportunidade de conhecer uma dessas unidades de ensino. O Colégio Batista Brasileiro, por exemplo, tem como filosofia educativa os princípios e valores cristãos em busca de uma educação integrada, que desenvolve o ser humano em seus aspectos afetivos, cognitivos, físicos e espirituais.

Promove, ainda, nos educandos, por meio da ação pedagógica, uma consciência crítica que os leva a se inserir no processo de desenvolvimento da sociedade, analisando e avaliando o patrimônio cultural da humanidade — sempre considerando o contexto social atual em que vivemos e o momento histórico que atravessamos.

Quer entender uma pouco mais sobre a metodologia aplicada pelo Colégio Batista Brasileiro? Então entre em contato com a gente agora mesmo e esclareça as suas principais dúvidas!

Powered by Rock Convert

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário