Como os esportes da escola contribuem para o desenvolvimento do aluno?

esportes da escola
9 minutos para ler

Não é novidade que a prática de esportes é valiosa para manter a saúde física em dia e promover um estilo de vida mais saudável. Esse motivo, por si só, é mais do que suficiente para embasar o incentivo da prática de esportes na escola por crianças e adolescentes.

Porém, a inclusão dessa disciplina no dia a dia escolas contribui positivamente em diversas outras áreas. Por isso, é essencial para o desenvolvimento de cada indivíduo e pelo atingimento de todo seu potencial como ser humano.

Quer saber mais sobre a importância dos esportes da escola e qual o papel das instituições de ensino nesse sentido? Confira o artigo que preparamos sobre o assunto. Boa leitura!

A importância da prática de esportes para crianças e adolescentes

Segundo uma pesquisa realizada pelo British Journal of Sports, a prática de esportes por crianças e adolescentes na faixa dos 6 aos 18 anos contribui para o desenvolvimento da sua estrutura e função cerebral. Além disso, ajuda a melhorar a cognição e, consequentemente, o seu desempenho escolar.

Isso acontece porque crianças que estão envolvidas com esportes lidam com questões que envolvem o raciocínio lógico e a resolução de problemas de forma aplicada durante sua prática. Dessa forma, acabam se tornando mais preparadas para lidar com desafios e encontrar soluções criativas e complexas em seu dia a dia, melhorando assim os mais diversos aspectos relacionados à aprendizagem.

Além disso, também é possível associar a prática de esportes na escola com a prevenção e ao tratamento de doenças cardiovasculares e outras patologias que podem acometer os indivíduos nos mais diversos estágios da vida.

Os benefícios da prática de esportes na escola

Agora que você entendeu por que os esportes da escola devem ser incentivados pelos pais e professores, descubra quais os outros principais benefícios dessa prática. Confira!

Desenvolve a coordenação motora

A prática de esportes na escola contribui para o desenvolvimento da coordenação motora. Isso porque, ao se movimentar, o corpo trabalha com diversos músculos e articulações de forma simultânea.

A atividade faz com que a repetição de movimentos gere conexões com o cérebro. Assim, a mente passa a responder de forma mais acertada aos estímulos realizados pelos membros do corpo humano.

Em longo prazo, isso significa que a criança que pratica esportes terá melhor controle sobre seu corpo, além de prevenir patologias relacionadas ao movimento.

Ensina a lidar com derrotas

Quanto antes as crianças aprenderem que a vida é feita de altos e baixos, mais fácil será seu nível de resiliência e flexibilidade diante das situações imprevisíveis quando forem adultos. Os esportes da escola cumprem bem o papel de preparar o emocional do indivíduo.

A prática incentiva a comemoração pelas vitórias e, ao mesmo tempo, ensina a lidar com a frustração da derrota, usando-a como força motivadora para corrigir falhas e seguir com o aprimoramento constante.

Dessa forma, os alunos que praticam esportes conseguem, desde cedo, entender a dinâmica da vida e aplicar essas experiências ao lidar com possíveis situações negativas na escola, junto à família e, futuramente, em suas carreiras.

Previne a obesidade e o sedentarismo

Segundo levantamento feito pelo IBGE, foi diagnosticado que uma em cada três crianças está acima do peso. Isso traz um desafio enorme para os pais e para a escola, que têm o papel de incentivar um estilo de vida mais saudável.

Nesse sentido, os esportes na escola contribuem para evitar complicações geradas pela obesidade e pelo sedentarismo, condições que tendem a se agravar no futuro caso não sejam combatidas na infância e adolescência.

Desenvolve o espírito de equipe

Diante de tantas mudanças ocorridas no mercado de trabalho e na sociedade como um todo, uma habilidade vem permanecendo essencial: a capacidade de lidar com pessoas e trabalhar em equipe.

Em um mundo dominado por tendências virtuais que incentivam o isolamento social, os esportes da escola vêm na contramão. Dessa forma, ensinam a importância de pensar no coletivo, além de mostrar ao indivíduo como suas atitudes pontuais impactam determinado grupo.

O desenvolvimento dessa habilidade social tende a melhorar as relações interpessoais da criança. Além disso, ajuda a prepará-la para possíveis posições de gestão que ela venha a ocupar na vida adulta.

Melhora a concentração

Um dos maiores desafios na educação de crianças e adolescentes é estimular o foco e a concentração deles. Isso porque os excessos de estímulos gerados pelas inovações do mundo conectado acabam dispersando a atenção das pessoas, que se concentram cada vez menos em um único ponto.

A prática de esportes, por ser coordenada, muitas vezes, com um grupo, exige imersão no momento presente. Assim, estimula o cérebro a se concentrar naquilo que está acontecendo à sua frente.

Em longo prazo, as crianças que praticam esportes na escola acabam criando o hábito de se concentrar em suas tarefas cotidianas. Além disso, criam uma visão mais integrada com o que está acontecendo ao seu redor.

Previne doenças mentais

Embora muito se fale sobre a contribuição dos esportes para a saúde física, é preciso considerar a urgência de cuidar da saúde mental de nossas crianças e adolescentes. Segundo dados da OPAS, o suicídio é a terceira principal causa da morte de jovens entre 15 e 19 anos.

Uma das principais razões que levam esse público a adoecer e se tornar incapaz de viver a vida em sua plenitude também pode estar na depressão. Diante desse problema iminente, uma das formas de prevenir possíveis transtornos de ansiedade e estados depressivos em jovens é por meio da prática de esportes.

Além de estimular a produção de substâncias neurotransmissoras, como a dopamina e a serotonina, o ato coletivo do esporte abre o indivíduo para criar laços de amizade. Eles podem ser vitais para a identificação e a contenção de sentimentos negativos que impactam a saúde mental.

Contribui para a disciplina escolar

Por fim, mas não menos importante, os benefícios citados acima podem ser comprovados de forma prática ao analisar o aumento da disciplina e da motivação com os estudos nos grupos de estudantes que participam de práticas de esportes na escola.

O ideal é que a instituição de ensino e os pais intercalem esse tipo de atividade com a rotina de estudos, tratando-a como uma forma de descompressão e até de recompensa pelos esforços exigidos nas demais disciplinas.

As dificuldades de incentivar a prática de esportes

Apesar de todos os benefícios da prática de esportes, é comum que os pais tenham dificuldade de incentivar seus filhos nesse sentido. Afinal, as atividades que envolvem crianças e tecnologia tendem a dominar boa parte do dia deles.

Diante disso, é importante que os pais estipulem uma rotina para as crianças e adolescentes. Uma boa prática é limitar o uso de aparelhos eletrônicos e reservar um tempo para as atividades físicas, além de guiar o filho para que ele descubra o esporte que mais tem a ver com seu perfil e habilidades.

O papel da escola no incentivo à prática de esportes

Diante da importância da prática de esportes para a formação de indivíduos saudáveis, produtivos e preparados para lidar com os desafios da vida, a escola tem o papel essencial de despertar o interesse pelos esportes nas crianças e jovens. Isso pode ser feito por meio de:

  • infraestrutura adequada;
  • corpo docente qualificado;
  • organização de eventos esportivos;
  • incentivo ao espírito de equipe;
  • integração entre esporte e família.

Fica à cargo dos pais analisar se o colégio de seus filhos conta com esse apoio e incentivo aos esportes. Por isso, verifique constantemente as agendas e iniciativas voltadas para esse aspecto.

É importante sempre lembrar que pais e escola devem estar integrados em relação aos desafios e necessidades que a educação das crianças exige, olhando para cada aluno de forma individualizada e profunda.

Como o Colégio Batista Brasileiro incentiva os esportes na escola

Dentre as muitas responsabilidades que o Colégio Batista Brasileiro tem com seus alunos, um de nossos principais diferenciais está em trabalhar na formação integral do aluno. Em nossa visão, isso só é possível ao considerar a ligação entre corpo, mente e espírito.

Além disso, acreditamos na capacidade que cada criança tem de superar seus próprios limites e extrapolar barreiras, muitas vezes, inexistentes. É por isso que temos em nosso histórico o incentivo aos esportes da escola ao longos dos anos, contribuindo para o lançamento de atletas profissionais.

Um dos exemplos mais famosos é o jogador de futebol Kaká, que jogou na Seleção Brasileira e foi premiado como melhor do mundo duas vezes. Fazemos isso de forma consciente e sem deixar de lado outras questões que envolvam o desempenho do aluno no que diz respeito às demais competências essenciais a serem desenvolvidas na infância e adolescência.

Como visto, os esportes da escola são benéficos para a saúde dos alunos, além de contribuir para seu desempenho escolar e, quem sabe, descobrir talentos que podem ser aperfeiçoados de forma profissional. O importante é sempre respeitar cada indivíduo e deixá-lo livre para explorar os caminhos de seu interesse.

Quer matricular seu filho em uma instituição que dá valor ao esporte e conta com princípios e valores cristãos em busca de uma educação integrada? Entre em contato conosco e conheça o Colégio Batista Brasileiro. Será um prazer atender a você e a toda sua família!

Powered by Rock Convert

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário