Inglês para crianças: como despertar o interesse dos filhos?

inglês para crianças
7 minutos para ler

Falar uma segunda língua é fundamental nos dias atuais. Essa habilidade costuma ser um pré-requisito para conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho e garantir uma vida profissional mais exitosa.

Diante desse cenário, iniciar o aprendizado ainda na infância é essencial para que o processo seja mais fácil, agradável e, até mesmo, mais acertado. Então, surge a questão: como o inglês para crianças pode ser atrativo?

Para que os pequenos realmente se encantem pela assimilação do idioma, é importante estimulá-los de diferentes formas, incluindo as atividades lúdicas. Neste artigo, vamos dar dicas de como tornar o aprendizado algo natural e prazeroso. Continue a leitura!

A importância do inglês para crianças

Antes de tudo, é relevante que você, pessoa envolvida no processo de aprendizado da criança, entenda a real importância de ela ser bilíngue e de aprender inglês. Transmitir a confiança de que se está fazendo o certo e a empolgação de quem verdadeiramente acredita no que faz é crucial para os pequenos.

Esteja convencido de que o inglês para crianças é fundamental. Ter contato com uma língua estrangeira logo na infância contribui para que o aprendizado seja mais leve e natural.

Conforme uma matéria publicada no Estadão, o cérebro se desenvolve de maneira mais rápida nos primeiros anos de vida devido à sua plasticidade, o que contribui para que os resultados com um segundo idioma sejam ainda melhores. Outro ponto importante é que estudar o inglês possibilita que o cérebro das crianças faça mais ligações neurais e novas sinapses. Isso é fundamental para que elas se desenvolvam ainda mais, nos mais diversos sentidos. Os ganhos cognitivos são enormes!

O fato de os pequenos não terem chegado à adolescência/juventude e não estarem vulneráveis a transformações hormonais, sociais e emocionais é mais um aspecto importante nesse processo. Eles estão mais livres para focar no aprendizado e têm menos empecilhos, como falta de paciência ou pouco tempo para se dedicarem aos livros.

Além disso, o aprendizado do inglês desenvolve outras habilidades, como a capacidade de raciocínio rápido, o enriquecimento do vocabulário e a melhora da capacidade de expressão, mesmo na língua materna. Outra vantagem tem a ver com o próprio tempo de aprendizado.

Muitas pessoas, quando adultas, tentam a todo custo aprender inglês de uma hora para outra, quando precisam dele de forma urgente — inclusive, para não perder alguma grande oportunidade. No entanto, se o aprendizado começa ainda na infância, há um período muito mais extenso para assimilar o conteúdo e aprimorá-lo.

Como incentivar os filhos a aprender uma segunda língua

Agora que já tratamos da importância do inglês para crianças, chegou o momento de falarmos como o aprendizado pode ser mais divertido e empolgante. Preparamos algumas dicas especiais para que você obtenha uma série de resultados positivos com os pequenos. Acompanhe!

Assistir filmes em inglês

Sabe aquele filme que seu filho gosta muito e quer sempre ver novamente? Já pensou em assisti-lo mais uma vez com ele, mas em inglês?

Essa é uma das formas de incentivá-lo a aprender o idioma de uma maneira prática, e não impositiva. Escolha os títulos que mais agradem ao seu pequeno e programe uma tarde bem legal para assistirem juntos.

Essa é uma maneira de entrar em contato com a língua naturalmente e, até mesmo, de ver como ela se aplica no dia a dia. Se a criança já souber ler, você pode ativar as legendas em inglês, para auxiliar no processo.

Caso contrário, só o fato de ela ouvir o outro idioma e assimilar as palavras ao contexto das cenas já será uma ajuda importante.

Estimular por meio de música

Assim como os filmes, as músicas também são uma ótima opção no processo de aprendizado do inglês. Na internet, há vários vídeos nesse idioma, bem lúdicos, que podem ser vistos pelos pequenos.

Se a criança for bem novinha, uma dica é estimulá-la a ouvir canções que focam a alfabetização do público infantil de outros países. Esse tipo de material é preparado especialmente para essa faixa etária e de grande valia.

Criar brincadeiras lúdicas

As crianças aprendem muito brincando. Nesse sentido, criar ações divertidas e lúdicas para elas contribui para que se sintam mais motivadas a assimilar um novo idioma.

Que tal você fazer um jogo de perguntas e respostas em inglês? Criar desenhos ou fazer mímicas e pedir que elas tentem adivinhar o que está sendo realizado, mas falando a segunda língua?

Até fazer um bolo pode virar uma brincadeira e um aprendizado, se for preparado um local legal e cada um for escolhendo os ingredientes e pronunciando a receita em inglês.

Apresentar as culturas estrangeiras

Para despertar ainda mais a atenção da criança para o segundo idioma, é importante mostrar para ela culturas diversas. A curiosidade em relação ao costume de outros povos, inclusive acerca do que fazem os pequenos nos demais países, ajuda a fomentar o interesse por aquelas línguas locais.

Uma dica é destacar algum hábito bastante interessante de um país onde se fala o inglês. Ressaltar o que comem no café da manhã, qual uniforme usam para ir para a escola, que animais de estimação costumam ter. Lembre-se de focar constantemente ações que fazem parte do universo infantil. As crianças, em geral, adoram se sentir representadas!

Incluir o inglês na rotina da casa

Tudo o que falamos até aqui é importante, mas o aprendizado do inglês não precisa se dar apenas em momentos específicos. Que tal acrescentar o idioma ao seu dia a dia? Essa é uma forma de fazer com que as crianças tenham um contato maior com a língua e a vejam como algo muito mais próximo.

Primeiramente, é relevante começar pelas palavras que os pequenos já conhecem, para que não fique algo cansativo ou o pequeno precise perguntar, a todo momento, o significado de cada item proferido. Depois, aos poucos, vá aumentando o vocabulário, mas sempre deixando claro o contexto e a que está se referindo.

Usar a tecnologia como impulsionadora do inglês

Por fim, a tecnologia, como não poderia deixar de ser, pode ser um recurso muito valioso em todo esse processo. Atualmente, existe uma série de ferramentas que podem tornar o aprendizado do inglês mais interessante, que vão desde recursos audiovisuais até aplicativos próprios para isso.

Os pequenos costumam se interessar bastante pelas ferramentas tecnológicas, o que já é um estímulo a mais para que eles fiquem motivados a usá-las, também, para aprender um segundo idioma.

O inglês para crianças é algo verdadeiramente importante. Ao seguir essas dicas, porém, lembre-se de que cada uma tem o seu ritmo e é preciso respeitá-lo. Caso contrário, o resultado poderá ser o contrário do que se espera, até mesmo prejudicando o rendimento dos pequenos.

Gostou deste artigo? Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então, é só nos seguir nas redes sociais e acompanhar as nossas postagens, sempre com muitas dicas e informações! Visite nosso Instagram e nosso Facebook!

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário