Entenda o que é a BNCC e qual sua importância para a formação educacional

o que é bncc
6 minutos para ler

Como se sabe, as práticas pedagógicas passam por mudanças e evoluções e a forma de aprender das novas gerações é cada vez mais rápida. Afinal de contas, o mundo no qual os indivíduos vivem é outro.

Por isso, a maneira de ensinar também passa a ser outra. Mais atualizada, mais moderna e condizente com o momento atual. É neste contexto que entra a BNCC: criada para acompanhar as evoluções na educação, a Base Nacional Comum Curricular surgiu para revolucionar positivamente e renovar a Educação Básica em nosso país.

Se você quer saber o que é BNCC é qual é o seu propósito, continue com a leitura deste artigo!

O que é BNCC?

Educação é coisa séria e influencia diretamente o futuro de uma sociedade. Pensando nisso e na constante evolução do mundo pedagógico, a BNCC foi criada. Mas, afinal de contas, o que é BNCC?

BNCC é a sigla referente a Base Nacional Comum Curricular. Este documento, de caráter normativo, dispõe sobre regras e normas relativas ao que deve ser ensinado aos alunos na Educação Básica.

Criada em 2016, a norma está em vigor para toda Educação Básica desde 2020 e atua como uma forma de alinhamento educacional. A Educação Básica, que engloba a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, deve apresentar um padrão nacional de matérias tidas como essenciais. Essa base deve ser apresentada aos estudantes de maneira orgânica e progressiva ao longo dos anos.

Qual a importância da BNCC?

A BNCC afeta a formação dos estudantes garantindo direitos e estabelecendo os temas essenciais, para o conhecimento dos alunos. Além do foco em matérias e provas, a BNCC propõe o desenvolvimento completo de cidadãos.

Por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular estabelece 5 campos das experiências, sendo grupos importantes a serem estudados e desenvolvidos pelos alunos.

Confira os campos da BNCC:

  • cores, sons, traços e formas;
  • pensamento, fala, escuta e imaginação;
  • o “eu”, o “outro” e o “nós”;
  • gestos, corpo e movimentos;
  • espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Deste modo, podemos perceber que a premissa não é apenas restringir os alunos a conceitos fechados. Claro que provas, como o ENEM, continuam dentro da base curricular. Mas a escola se concentra em desenvolver mais do que isso.

Outro aspecto é a delimitação das áreas de conhecimento do Ensino Médio. Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais são as quatro áreas que compõem o quadro da última parte da Educação Básica.

Percebe-se claramente a preocupação com o desenvolvimento de experiências e inteligências distintas, a preparação para vida em sociedade. Além, é claro, da oferta de um ensino de qualidade.

Como a BNCC auxilia no desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes?

Agora que você já sabe o que é BNCC, vamos falar um pouco sobre as habilidades e competências que são desenvolvidas pelos estudantes em colégios que implementam a Base Nacional Comum Curricular.

O documento possui dez competências gerais da Educação listadas. Confira todas abaixo:

  • repertório cultural;
  • conhecimento;
  • cultura digital;
  • autoconhecimento e autocuidado;
  • pensamento crítico, científico e criativo;
  • argumentação;
  • empatia e cooperação;
  • comunicação;
  • trabalho e projeto de vida;
  • responsabilidade e cidadania.

A BNCC preza por, além da educação, oferecer uma formação completa aos alunos. As dez habilidades e competências oferecidas preparam cidadãos para a vida em sociedade. Vamos conferir algumas das formas como a BNCC e o papel ativo das escolas ajudam no desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Orientação vocacional

Sabemos que o mercado de trabalho de trabalho está cada vez mais exigente e concorrido. Recrutadores estão em busca de colaboradores com mais conhecimento técnico e capacitados para desenvolver novas habilidades.

Isso ocorre, inclusive, para pessoas que buscam o primeiro emprego. Os colégios que aderem à BNCC, logo, saem na frente.

Boa oratória

Quem consegue se expressar bem, argumentar corretamente e mostrar um bom senso de responsabilidade está mais bem colocado na hora de procurar por um trabalho. Além, é claro, de viver melhor em sociedade e com seus colegas.

Opinião própria

As habilidades e competências de pensamento científico, crítico e criativo, ao serem exercitadas e incentivadas na escola também ajudam alunos grandemente. Seja para ter mais noção do mundo ao seu redor ou para saber qual área de conhecimento deseja seguir no futuro, são áreas essenciais.

Autocuidado

Finamente, mas não menos importante, ter noções de autoconhecimento e autocuidado é algo essencial. Ter essa competência assegurada na BNCC para os alunos desde cedo é a certeza de formar uma sociedade melhor no futuro.

Por que escolher uma instituição que implementa a BNCC?

Afinal de contas, após ver todos os detalhes sobre a BNCC e sua importância para o desenvolvimento de seus filhos, você ainda está em dúvida? Quer saber quais são benefícios em estudar em um colégio que seja adepto da Base Nacional Comum Curricular?

Melhores referências curriculares

Estudantes que se formam através das novas diretrizes educacionais se preparam para o futuro. Esse assunto causa muita ansiedade nos alunos. E ter, no currículo, o nome de uma instituição de renome e que oferece o melhor para seus alunos é garantia de uma referência curricular melhor.

Professores com formação continuada

O aspecto pedagógico do ensino e aprendizagem são essenciais na hora de se escolher uma instituição. Uma escola que implementa a BNCC possui professores atualizados e que tem a formação adequada para lidar com a mudanças que as novas regras necessitam.

Instituição atualizada

A Base Nacional Comum Curricular é uma mudança relativamente nova. A instituição que segue suas diretrizes, portanto, preocupa-se em oferecer o melhor e mais moderno a seus alunos.

Cada vez mais vemos como vale a pena investir em uma educação de qualidade, de valor. Por esse motivo, é válido matricular seus filhos em uma instituição que utilize a BNCC. Assim, você vai ter a certeza de que vai oferecer o melhor para eles!

Você gostou de saber o que é BNCC? Agora que você sabe o que é, vai ter como escolher bem a educação dos seus filhos! Se você se interessa em conteúdos como este, cadastre-se em nossa newsletter para ficar por dentro de tudo!

Sharing is caring!

Você também pode gostar

Deixe um comentário